“Somos o que fazemos repetidamente. Por isso, o mérito não está na ação e sim no hábito." ( Aristóteles )


segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Movimento MULHER SEM PHOTOSHOP




Sempre gostei de fotografia desde  que me entendo por gente e a entendo  como o reflexo de um estado de espírito, uma emoção, um momento vivido, uma época. Para um bom observador, a expressão de um rosto ou a forma do corpo como ele é passa a informação limpa da pessoa como ela é.

Com o advento dos programas de Photoshop, há uma divisão de opiniões sobre isso: Alguns consideram como a oportunidade de melhorar bastante algo não tão bom; para outros, como eu, o exagero representa a criação de um personagem irreal, sem que o objetivo seja esse.
Isso, sem se aprofundar muito na questão da criação de um padrão de beleza impossível de alcançar.

Quando li a opinião da famosa blogueira Cris Guerra ( do Blog de moda  Hoje Vou Assim ) sobre o assunto, eu, que já fazia parte sem saber, aderi feliz ao movimento, que ficaria ainda melhor se fosse Gente sem Photoshop, visto que atinge a todos.
O texto é muito bem escrito; então copiei, na íntegra, o que ela escreveu sobre isso. Aqui vai:

Você já deve ter percebido, aqui do lado direito do blog, a marquinha Mulher Sem Photoshop. A brincadeira é uma espécie de movimento que começou no início do blog. Dentro da agência em que eu trabalhava, conversávamos sobre o excesso do uso do software nas fotos de moda e publicidade, de modo que sempre estávamos frustrados, pois todas as imagens eram muito distantes da nossa realidade – e isso nos causava até mal estar, porque muitas vezes o trabalho do Photoshop tirava a temperatura da imagem, fazia mulheres de plástico, bonecas sem vida e, por consequência, sem beleza também, por mais perfeitas que pudessem parecer.

As fotos feitas para os looks diários do Hoje Vou Assim sempre foram feitas no local de trabalho, lugares reais, e o Photoshop nunca foi usado em nenhuma delas.

Pioneiro no formato de looks diários, o Hoje Vou Assim foi criado por uma mulher real, que na época tinha 37 anos, um filho de 5 meses e estava vivendo a perda do marido, que se foi antes da chegada do filho. Concebido dentro de uma agência de publicidade, em meio à rotina de trabalho e de mãe sozinha, o blog reflete a realidade dessa mulher, que sempre usou pouca ou nenhuma maquiagem, e que aprendeu a conviver com suas imperfeições. O Hoje Vou Assim é o primeiro representante do Movimento Mulher sem Photoshop, assim como um sinônimo real da intenção do movimento, cujo significado só cresceu ao longo do tempo.

Com o sucesso do Hoje Vou Assim, que passou a ser copiado pelo Brasil afora, eu comecei a dar palestras, interessada em transmitir para as pessoas como a moda havia contribuído para a construção e manutenção da minha autoestima, principalmente nos meus momentos mais difíceis. A palestra Moda e Autoestima tem me levado a lugares por todo o País, promovendo encontros maravilhosos e proporcionando muito aprendizado pra mim.

Tenho 41 anos, um filho de 5 e acabo de me casar de novo. Há quase cinco anos eu fotografo, todo dia útil, a roupa que escolhi usar neste dia, e posto no blog. Sem Photoshop. Meu dia a dia é assim: transparente.

De vez em quando brinco de ser modelo. Aí, sim, entra um Photoshop em ação – sempre em doses sensatas – para deixar a imagem mais bonita.

Mulher Sem Photoshop é o nome dado a um movimento que vai muito além do uso do software. Ele fala de algo mais profundo e mais importante: aceitar ser do jeito que somos. Se você se identifica com ele, junte-se a nós: copie o selo e cole-o no seu blog, linkando-o para este post.

A moda e os cosméticos existem para nos ajudar a ser felizes, e não para que cultivemos valores idealizados demais. O Movimento Mulher sem Photoshop acredita e gosta do que é bonito. Mas, antes de tudo, é a favor de conectar-se com a sua essência e não se perder dela. Que é onde mora a verdadeira beleza.
Cris Guerra

 Do Blog  Hoje Vou Assim

Campanhas com Julia Roberts e Christy Turlington são retiradas de circulação por excesso de Photoshop!
Fonte: Chic – Glória Kalil, Vogue Brasil. e Tendência

As campanhas da Lancôme, estrelada por Julia Roberts, e da Maybelline, estrelada por Christy Turlington, foram proibidas no Reino Unido pelo excesso de uso do Photoshop! A foto de Mario Testino para a campanha da Lancôme foi considerada muito modificada.

A alteração digital excessiva acabaria por iludir os consumidores passando uma idéia de falsa beleza que poderia, inclusive, ofender a muitas mulheres.

A L’Oréal (dona das duas marcas em questão) admitiu que “técnicas de pós-produção” foram utilizadas nas fotografias, mas, insistiu que a representação de Julia Roberts seria fiel à sua pele “natural, saudável e brilhante” e os retoques usados nos anúncios de Turlington apenas teriam servido para “clarear a pele e reduzir pontos escuros e sombras perto dos olhos, além de amaciar os lábios e escurecer as sobrancelhas”.

Conclusão: Você compra o produto e não entende  por que  o resultado do uso não é o mesmo mostrado na campanha publicitária...rs

3 comentários:

  1. Sem dúvida. Foto de pessoas com fhotoshop poderiam serem consideradas uma fraude.Aliás, são.

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  2. (6): Facebook Password Hacking Softwares Free Download
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