“Somos o que fazemos repetidamente. Por isso, o mérito não está na ação e sim no hábito." ( Aristóteles )


quinta-feira, 31 de maio de 2012

FILHOS A GENTE CRIA PARA O MUNDO

FILHOS A GENTE CRIA PARA O MUNDO
Quantas vezes eu ouvi e até reproduzi essa mesma frase para outras mães. Ela sempre me pareceu fácil de entender e aceitar enquanto me empenhava em criar filhos com autoconfiança suficiente para fazerem suas próprias escolhas e que tivessem orgulho da maneira como fariam isso, porque acredito que disso é feito a auto estima.

Nesse processo, passei anos prestando atenção em cada um dos meus três meninos, percebendo como cada um absorvia a vida. Houve tanto envolvimento, comprometimento e amor envolvido em todo esse caminho que quando, já adultos, começaram a voar, uma mistura de sentimentos foi inevitável: De um lado, a sensação de ter cumprido muito bem o maior de todos os papéis a que uma mulher se propõe e de outro a constatação de que, por isso mesmo, por tanta vida compartilhada com imenso amor e afeto deixam um vazio...fazem uma falta enorme... há uma saudade sem tamanho.E deles por nós, sem dúvida.

Parabéns a todas as mães que conseguem criar filho pro mundo, porque não é mole não, mas dá um orgulho enorme olhar pra cada um deles, constatar o que são e dizer: É meu filho.

Vivenciando essa fase de amor maternal\desapego, me deparei com um lindo texto que traduz muito bem tudo isso e que repasso. Um grande abraço e fique à vontade para fazer seu comentário.

MÃE DESNECESSÁRIA ( Marcia Neder Bacha )*
A boa mãe é aquela que vai se tornando desnecessária com o passar do tempo. Várias vezes ouvi de uma amigo psicanalista essa frase, e ela sempre me soou estranha, até agora. 

Agora que a minha filha adolescente, aos quase 18 anos, começa a dar voos-solo chegou a hora de reprimir de vez o impulso natural materno de querer colocar a cria embaixo da asa, protegida de todos os erros, tristezas e perigos. Uma batalha interna hercúlea, confesso. Quando começo a esmorecer na luta para controlar a super-mãe, que todas temos dentro de nós, lembro logo da frase, hoje absolutamente clara. Se eu fiz o meu trabalho direito, tenho que me tornar desnecessária. 

Antes que alguma mãe apressada venha me acusar de desamor, preciso explicar o que isso significa. Ser desnecessária é não deixar que o amor incondicional de mãe, que sempre existirá, provoque vício e dependência nos filhos, como uma droga, a ponto de eles não conseguirem ser autônomos, confiantes e independentes.
Prontos para traçar seu rumo, fazer suas escolhas, superar suas frustrações e cometer os próprios erros. A cada fase da vida, vamos cortando e refazendo o cordão umbilical. A cada nova fase, uma nova perda e um novo ganho para os dois lados, mãe e filho. Porque o amor é um processo de libertação permanente e esse vínculo não para de se transformar ao longo da vida, até o dia em que os filhos se tornam adultos, constituem a própria família e recomeça o ciclo. 

O que eles precisam é ter certeza de que estamos lá, firmes, na concordância e na divergência, no sucesso ou no fracasso, com o peito aberto para o aconchego, o abraço apertado, o conforto nas horas difíceis. Pai e mãe solidários criam os filhos para serem livres. Esse é o maior desafio e a principal missão. Ao aprendermos a ser desnecessários, nos transformamos em porto seguro para quando eles decidirem atracar.

Márcia Neder Bacha é psicanalista e pesquisadora da UFMS e da USP/NUPPE. Doutora em Psicologia Clínica e autora de Psicanálise e Educação – Laços Refeitos e A arte de formar: o feminino, infantil e o epistemológico.

23 comentários:

  1. É exatamente assim que penso sobre a educação dada aos filhos, boa mãe é a que prepara as asas para os filhos voarem......mas como dói!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preparar filhos felizes e fortes para o mundo é a grande oportunidade que temos de transcender a nós mesmas né Léia?

      Excluir
  2. Ao ler as primeiras postagens do teu blog, deparei-me com esta da criação dos filhos e meus olhos encheram-se de lágrimas. Eu mesma sou testemunha da dedicação que empenhaste na criação de teus filhos, meus
    netos, ora ja adultos e voando cada um por si e bem alto por sinal.
    Quanta dedicação, quanto empenho e quanto amor que vocês dedicaram-lhes.
    É lindo ver assim, uma família estruturada, dando bons exemplos e vendo-os voar bem longe. Que Deus a proteja sempre com seu manto sagrado, enca-minhando-os sempre para o bem. Um abraço e parabéns pela feliz iniciativa
    esta, que ora conquistaste. Beijo da sogra Tereza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada minha sogra, pelas palavras lindas e de valor de quem também fez o melhor que sabia para fazer de seus filhos, pessoas de bem. Beijo carinhoso

      Excluir
  3. Que foto mais linda esta, deles crianças. Que bom que eu tive e tenho o privilégio de viver todas as fases desta família bonita de verdade.São uns lindos sempre e vc, minha amiga, uma mãe por vocação! Beijos mil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu a felicidade de ter em você, uma pessoa de percepção aguçada, a cúmplice perfeita pra colocar em prática idéias originais de convivência familiar presente e amorosa.Beijo muiiiito carinhoso!

      Excluir
  4. Eu sou também testemunha do amor que a mãe tem pelos filhos, ela sempre fez tudo por nós três, agora os filhos estão bemmm longe, mas o amor continua hehehe

    A minha mãe tem qualidades incontestáveis, ela é maravilhosa por dentro, tem uma inteligência emocional incrível e sabe tratar as pessoas como ninguém, então o orgulho é meu de dizer essa é minha mãe! Mãe TOP, parceira para todas as horas, que está sempre na melhor disposição quando os filhos precisam,

    Beijão!
    Saudade do filho Allan,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filho querido! O segredo é o amor sempre.
      Vou confessar: Quando me vem à cabeça os Kms de distância que me separa de vocês, transfiro rapidamente meu pensamento para outra coisa. Pronto...falei meu método.
      Beijão meu filho.

      Excluir
  5. Lindo !!! Marga... também assim como tua sogra, enchi meus olhos de lágrimas...parabéns !!!!! tua família é linda!!! e tua dedicação é também..!! bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helen querida! Mães com sensibilidade se colocam no lugar da outra né? Sua família é muito linda também. Beijo

      Excluir
  6. Aquela primeira foto parece que foi tirada ontem. Como o tempo passa!
    Belas palavras tia. Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é meu sobrinho querido. Mais ou menos nessa época, o Bruno, que te tinha como irmão mais velho, começou a torcer pelo Cruzeiro por causa do Ronaldo, o então Ronaldinho, por influência sua que vivia falando naquele jogador...lembra???... Beijão

      Excluir
    2. Lembro sim, como de outras influências também hehe. Mas a foto fica ainda mais bonita vendo eles com a camisa do nosso time, nossa cidade. Beijo

      Excluir
    3. ...e o detalhe das taças ( de vidro ) nas mãos, que pegaram pra comemorar alguma vitória do tigre...rsrs

      Excluir
  7. Marga, já comentei contigo o quanto adorei este post, né?! Não somente pelas belas palavras que acabam fazendo com que quem lê, se sinta e se coloque no teu lugar diante da situação.
    Mas por poder, durante este tempo de convívio com vocês, perceber o quanto és uma mãe presente, mesmo que os meninos estejam a km e km de distância. É lindo de ver como vocês formam uma família linda e cúmplice em todos os sentidos.
    E como sou bem choroninha, nas mais de três vezes que li o mesmo acabei com meus olhos cheios de lágrimas, assim como a D. Tereza e a Helen. hehe
    Adoro muito todos vocês!!! Beijos pros 5!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Marcela querida, que palavras lindas. Você percebe que, pelo skipe, tento ler o olhar deles né? Se estão bem, independente de como dizem que estão...rs.
      Há...e já deu pra perceber que ainda que eu seja a mãe, tento ser imparcial nas ações de cada um né?...pelo menos, tento...rs. Obrigada, és uma linda por dentro e por fora. Beijos

      Excluir
    2. Claro que percebo tudo isso!!
      E é essa imparcialidade que muitas vezes me dá liberdade de conversar contigo sobre os mais diversos assuntos. Isso é bem bom! :)
      Beijão Marga!!

      Excluir
  8. Tô vivendo isso, Margarete: um misto de saudade e orgulho ao ver um homem surgir, longe dos meus olhos.
    Gostei muito do texto e de ter conhecido seus 3 "meninos".
    Vou tomar a liberdade de compartilhá-lo no blog.
    beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laély, a melhor identidade com pessoas que gosto de constatar é a de sentimentos verdadeiros e nobreza de intenções. Vou sempre te visitar no seu blog e vejo isso em você, tanto na criação dos filhos, quanto na postura diante da vida. Beijos

      Excluir
  9. Oi marga!!Estou aqui na Costa Rica com o mãe no Ipad e mostrando teu blog para ela em outro computador (espero que vc tenha entendido isso,hehhehe).A Mãe ficou muito emocionada com o teu texto e disse que vai tomar isso como exemplo!:)Adoro seu Blog,estou sempre por aqui!Um beijão Marga e parabéns pela linha de pensamento,eu como filha entendo perfeitamente tuas palavras!!!
    Pura Vida!
    Samantha Knabben Barquero

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samantha querida,que feliz estou de te receber no blog e saber que, através dele, me comunico contigo e repassas pra Jane querida do meu coração. Sim, entendi o processo de amostragem...rs. Meu texto tocou o coração de mãe zelosa que ela é...ela ama muitos os filhos e ainda que distante, faz o que pode. Sempre gostei muito de ti e torço demais pra que tires de letra a dificuldade de estar criando um filho, longe dos entes queridos, mas junto do homem que escolhesses pra formar uma família com amor e presença. Sempre que puder, venha no blog. Beijos com todo carinho do mundo.

      Excluir
  10. Margarete
    Lindo,forte e verdadeiro este texto.Esta parte tocou-me:(Porque o amor é um processo de libertação permanente e esse vínculo não para de se transformar ao longo da vida, até o dia em que os filhos se tornam adultos, constituem a própria família e recomeça o ciclo.)
    Sinto uma grande diferença de educar um filho por cá e no Brasil.
    No Brasil a insegurança é muito grande em todos os aspectos.
    Pelas bandas de cá,filhos são nossos mas para o mundo.Muito comum os filhos viajarem com as escolas logo cedo,eu estou me preparando psicologicamente para desgarrar do meu João de apenas 6 anos que irá por uma semana com sua escola para o Sul da França.Aparti de agora todos os anos ele ficará em Junho acampado com a escola por uma semana.Nos mães,n podemos saber aonde e contacto uma vez por noite pelo msn.
    Os filhos passam a maior parte do tempo na escola por cá,começa as 8hs e termina as 15hs,podendo entrar as 6,30 e sair as 18hs,eu tenho a sorte de morar ao lado da escola de João e poder almoçar em casa com ele.Tenho dois trabalhos e por vezes 3,uma vida super corrida,me esforço o maximo para poder acompahar o dia a dia de João.Outra coisa super diferente e interessante é que n temos ajudante do lar,então todos contribuem e Joao ja me ajuda muito.Eta,fiz um jornal,bjkas

    ResponderExcluir
  11. Muito interessante a educação aí, na Bélgica...Muito bom você morar próxima à escola e poderem almoçar juntos. Parece-me que as melhores conversas são ao redor da mesa. Com tanto trabalho, como é possível ter uma casa tão bonita? Ganha o trabalho de equipe de vocês e você deve ser uma super administradora pra conciliar tanta coisa, além de um bom companheiro de vida. Obrigada, Patrícia, por compartilhar um pouco da sua corrida vida e parabéns por conseguir ser tudo que é conservando a sensibilidade. Beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...